Radiohead e o Nude Contest

No mês passado rolou um concurso que o Radiohead abriu em seu site para remixes da “Nude”, uma das mais belas músicas do In Rainbows. A coisa era simples, você baixava a música aberta, ou seja, com todos os canais separados, incluindo vocal, bateria, teclado, sintetizador, barulinhos… tudo fácil para a edição dos fãs que quisessem participar. O único critério que deveria ser obedecido era manter o timing e o bpm da música original. A maioria das músicas que rolam por aí usam 120bpm (batidas por minuto) e um timing de 4/4, já a “Nude” usa 6/8 e 63bpm. Se isso não faz muito sentido pra você, ou se não conhece a “Nude”, basta entender que a música é bem lentinha e toda “quebrada”, o que torna o trabalho de remixar um desafio dos grandes.

O concurso durou um mês e foram enviadas pelos fãs da banda quase 2300 versões. Muita coisa boa, muita coisa ruim (confere lá)… e aí embaixo uma das maluquices que encontramos por lá. Impraticável qualquer comentário. Veja:

Ócio criativo levado ao extremo

O autor, de apelido r2builder, nomeou sua versão como “Big Ideas: Don’t get any”, para tirar uma com a cara do Thom York. O maluco agrupou hardwares velhos em situações fora do seu contexto e programando os aparelhos com muito esmero foi extraindo as notas que no final comporam uma corruptela da música original. Os “integrantes” da banda que criaram o som foram descritos pelo r2builder assim:
Sinclair ZX Spectrum – Guitarras
Epson LX-81 Dot Matrix Printer – Bateria
HP Scanjet 3c – Baixo
Hard Drive array – Atuando como vocal

Fooooooda!

Fabricio Miranda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: